Docentes Pesquisadores e técnicos

O Centro Especializado em Micologia Médica (CEMM) é constituído de três docentes vinculados a três programas de pós-graduação:  Programa de Pós-graduação em Microbiologia Médica – UFC conceito 5 CAPES, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas – UFC conceito 6 CAPES e Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias – UECE conceito 6 CAPES. Desta forma, o grupo formado pelos professores e seus orientandos usufruem das unidades de uso comum dos programas supracitados, tais como Centro Especializado em Micologia Méica (CEMM), Laboratório de Bacteriologia, Laboratório de Patógenos Emergentes e Re-emergentes (LAPERE), dentre outros. Ademais conta com três técnicos sendo dois com mestrado e um com doutorado todos em Microbiologia Médica.

 

 

Docentes Pesquisadores
Dr. Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2003), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e pós-doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará e especialista em Micologia Médica pelo Instituto Pasteur-Paris (2014). Tem experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenotipagem e genotipagem de fungos patogênicos. 

Dr. Marcos Fábio Gadelha Rocha

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1991), mestrado (1994) e doutorado (1998) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é professor associado da UECE, lotado na Faculdade de Veterinária, e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UECE e do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Médica da UFC. Tem experiência nas áreas de Farmacologia e Microbiologia, com ênfase nos seguintes temas: antimicrobianos, micologia médico-veterinária e sanidade animal. 

Dr. José Júlio Costa Sidrim

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado (1990) e doutorado(1995). em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1995). Foi professor de Microbiologia Médica por mais de 20 anos na Faculdade de Medicina da UFC. Em 2011 reingressou na UFC como professor Titular em Micologia Médica do Departamento de Patologia e Medicina Legal. É bolsista- Pq nível 2 ininterruptamente desde 1999. Foi responsável pela elaboração e criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da UFC (Conceito 5 na CAPES) e do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Médica da UFC (Conceito 4 na CAPES) Publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos indexados, vários capítulos de livros nacionais e internacionais e dois livros utilizados como referencia no ensino da Micologia Médica no Brasil Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia Médica\Micologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas:Aspectos epidemiológicos, clínicos, imunológicos, fenotípicos e genéticos de fungos patogênicos ao homem e animais e Patógenos bacterianos e fúngicos emergentes e re-ermegente. Foi Coordenador de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação de junho de 2007 a novembro de 2012. Atualmente è membro permanente da Câmara de Ciências Biológicas e Ambientais da FUNCAP (Fundação Cearense de Amparo a Pesquisa) 

Técnicos com Pós-graduação em Microbiologia Médica
MD. Dra. Silviane Praciano Bandeira

 

Graduação em Medicina pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Residência Médica em Infectologia no Hospital São José de Doenças Infecciosas (CE), Mestrado em Microbiologia Médica pela UFC, doutoranda em Microbiologia Médica (UFC) e e especialista em Micologia Médica pelo Instituto Pasteur-Paris (2014). Atua profissionalmente na área de Medicina Diagnóstica e desempenha atividades de pesquisa relacionadas a patógenos fúngicos emergentes e reemergentes junto ao Centro de Estudos em Micologia Médica (CEMM). 

Ms. Terezinha de Jesus dos Santos Rodrigues

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Acaraú (2011) e mestrado pela Universidade Federal do Ceará (2013).  É técnica em Microbiologia Médica  da UFC desde 1992.